Introdução à programação

1-Conceito de programação e linguagens de programação

Atualmente, o conceito de programação é conotada à programação em informática. Este é o processo pelo qual um programador escreve, numa linguagem de programação, o código-fonte de um software. O código indicará ao programa informático as tarefas a executar e os meios de que se servirá.
O programador encarrega-se de escrever, verificar, averiguar e manter o código-fonte.
A programação realiza-se pelo uso de algoritmos, que são sequências finitas, ordenadas e não ambíguas de instruções devendo ser seguidas para resolver um problema.

A linguagem de programação é um método padronizado, formado por um conjunto de regras sintáticas e semânticas, de implementação de um código fonte - que pode ser compilado e transformado em um programa de computador, ou usado como script interpretado - que informará instruções de processamento ao computador.
Esta linguagem admite a um programador que especifique precisamente quais os dados que o computador irá operar, quais serão armazenados/transmitidos e as ações que devem ser tomadas de acordo com o ambiente no qual o sistema opera.Assim, as linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.

2-Linguagens de alto e baixo nível

Linguagens de alto nível são aquelas cuja sintaxe se aproxima mais da  linguagem humana e se distanciam mais da linguagem de máquina (como o uso do código binário). Possuindo um nível de abstração elevado, as linguagens de alto nível fazem com que entendamos aquele código mais facilmente.
Alguns exemplos de linguagens de alto nível: JavaScript, PHP, Python, Ruby …

Por outro lado, a linguagem de baixo nivel é aquela que se aproxima mais da linguagem de máquina. Essas requerem que tenhamos conhecimento direto da arquitetura do computador para fazer alguma coisa.

3- A diferença entre algoritmo e programa.

Um algoritmo é uma sequência de passos para realizar uma tarefa ou resolver um problema. No quotidiano utilizamos algoritmos para realizar as nossas tarefas, definindo a sequência de atividades que devemos fazer para atingir um certo objetivo. Um algoritmo é, de certa maneira, um programa abstrato, ou melhor, um programa é um algoritmo concretizado. Os programas são visualizados mais facilmente como uma coleção de algoritmos secundários combinados como um só. Assim, o algoritmo é uma descrição passo a passo de como o computador irá executar uma operação específica. De diferente modo, o programa é uma entidade que  implementa uma ou mais operações  que sejam útieis para as pessoas que o utilizam.

4- Ada Lovelace
Ada Lovelace, ou condessa de Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa que viveu durante o século XIX.
No que diz respeito à programação, Ada desenvolveu algoritmos que permitiram que os valores de funções matemáticas fossem computados pela máquina. Devido a este feito é considerada a primeira programadora da história.

5. “No mundo digital em que vivemos saber programar é uma competência tão importante como aprender inglês, matemática, ler ou escrever.”

5.1.Comenta a afirmação anterior.


A leitura e a escrita são muitas vezes referidos como as competências essenciais para a vida social, laboral de um humano, e é através destes que temos acesso a basicamente tudo o que faz parte do mundo moderno. Contudo, com a recente globalização e o impulso tecnológico, também a matemática e o inglês se tornaram áreas fulcrais de aprendizagem devido à sua crescente importância. Do mesmo modo, a programação surge como uma área essencial ao mundo moderno, devido à crescente necessidade tecnológica em que a sociedade assenta atualmente. Logo, com esta abrangência da tecnologia no mundo atual, a programação torna-se essencial de ser aprendida até para ser um membro funcional da sociedade corrente.

Webgrafia:

Comentários

Mensagens populares