Tipos de média - Texto


Fonte Tipográfica


As fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. Estas são armazenadas em ficheiros de fontes onde são descritas as suas caracteristicas fisicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas. As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas familias.

Fontes Bitmapped

As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho especificos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.

Fontes Escaladas 
As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser intrepertadas( rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.

Bitmap                          True type
Fontes com serifa e sem serifa

Fontes Serifadas

Geralmente esse tipo de fonte é utilizado em textos corridos, uma vez que guiam o olhar do leitor pelo texto, fazendo com que este leia as palavras completas e não as letras individuais. As fontes serifadas causam esse efeito, pois os prolongamentos finais deixam a impressão de união das letras e palavras. 
(ex:Times New Roman, Garamond...)


Fontes não Serifadas

Essas fontes são recomendadas para títulos, anúncios ou textos que serão visto principalmente no monitor, pois transmitem clareza, leveza e organização. Uma vez que chama atenção para cada palavra, e não para o texto por inteiro, atraem o leitor de forma mais impactante. (ex: Helvética, Arial...)



Agora vamos abordar uma fonte de letra especifica e vamos indicar algumas características deste mesmo:

Arial é uma Família tipográfica sem-serifa, ou seja, um conjunto de fontes (como Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic) derivadas da fonte "padrão" Arial (ou Arial Regular). Também pode designar uma fonte específica, a Arial Regular (normalmente não se utiliza o termo "regular" para uma fonte sem negrito, itálico, condensada ou expandida). 
Os criadores foram Robin Nicholas e Patricia Saunders em 1982

Comentários

Mensagens populares