Realidade Virtual & Realidade Aumentada
Nos dias de hoje, o ser humano depara-se com um mundo tecnológico, do qual se serve para as mais variadas funções. Sob este mundo repleto de tecnologia, possuímos várias vertentes, que servem para aplicações especificas do nosso mundo quotidiano. Nesta publicação abordaremos dois exemplos de tecnologias distintos, ambos com vista a proporcionar uma experiência virtual, parcial ou total, que serão a realidade virtual e a realidade aumentada.
Realidade Virtual
A realidade virtual (VR) é uma experiência simulada completamente diferente do mundo real. As aplicações da realidade virtual podem incluir entretenimento (por exemplo, videojogos ) e fins educacionais (por exemplo, treinamento médico ou militar).
Atualmente, os sistemas padrão de realidade virtual usam fones de ouvido de realidade virtual ou ambientes de múltiplos projetos para gerar imagens, sons e outras sensações realistas que simulam a presença física de um usuário em um ambiente virtual abstraindo-o de todo o que se passa à sua volta. Uma pessoa que usa equipamento de realidade virtual é capaz de olhar ao redor do mundo artificial, movimentar-se nele e interagir com recursos e objetos virtuais.
Agora mostramos um exemplo da utilização da Realidade Virtual nos videojogos: https://www.youtube.com/watch?v=rgBOd2_W-bM&t=1300s
Entre os exemplos mais comuns de complementar a realidade percebida estão uma linha frontal colorida paralela mostrando a localização do jogador de campo mais próximo da baliza ao assistir a partidas de futebol na televisão, setas mostrando a distância entre o pontapé livre e a baliza, uma mistura real de objetos fictícios em filmes e jogos de computador ou gadgets, etc.
Saiba um pouco mais sobre a história da realidade aumentada neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZC1rIIu9ni4
Diferenças entre as tecnologias:
Resumindo, a realidade virtual virtual consiste numa simulação artificial de um ambiente da vida real, enquanto que a realidade aumentada pretende criar elementos virtuais que permitam ao utilizador uma interação mais significativa com os objetos reais e o mundo que o rodeia.
Comentários
Enviar um comentário